jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2019

Todos podemos contribuir com o meio ambiente

É preciso saber como

Yuri Marinho, Diretor Geral
Publicado por Yuri Marinho
há 5 anos

Diariamente, são inúmeras as situações em que degradamos o meio ambiente. Ao tomar banho, contaminamos a água com sabonete, creme e demais produtos de limpeza. Ao utilizarmos o ônibus ou ligarmos nossos carros, contaminamos o ar com gases resultantes da combustão de combustíveis. Após nossas refeições, produzimos resíduos que são liberados no meio ambiente. Mas, embora tenhamos esta característica de degradação, podemos, também, ser contribuintes.

A vida como vivemos hoje traz impactos negativos. Mas, não são poucos os exemplos de pessoas e empresas que preservam recursos naturais ou, ainda, recuperam áreas antes degradadas. Cabe a nós, portanto, refletirmos quanto à nossa existência para minimizar nossos impactos e contribuir, sempre que possível, para a melhoria do ambiente.

Essa contribuição pode ocorrer de diferentes maneiras. A começar, pelo raciocínio quanto às consequências das nossas atitudes. Podemos, da mesma forma, ser consumidores racionais, o que significa consumir apenas aquilo que realmente nos satisfaz e que não traz tantos impactos ambientais negativos.

Mas, como saber a melhor conduta a ser tomada? Como saber os impactos das nossas atitudes?

É preciso saber como. É preciso conhecer os impactos das nossas atitudes, as consequências das atividades econômicas, as reações da natureza às externalidades que a vida do homem causa.

Vivemos a era da informação. É uma excelente oportunidade para aprendermos e evoluirmos no trato com o ambiente, de forma que as gerações futuras possam desfrutar de uma vida saudável.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E muito importante, ter-se uma Educação, que leva as pessoas a terem mais compromissos com o meio ambiente,sabemos que não é uma tarefa fácil más,temos que insistir, pois temos que ter uma política forte, com leis de punição severas, tudo tem que começar na família, para dar continuidade na escola.Educação Ambiental tem que ser uma disciplina obrigatória. Os Municípios tem que terem leis de punições rigorosas, só assim teremos um planeta saudável. continuar lendo