jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2019

Brasil necessita de soluções ambientais inteligentes

Yuri Marinho, Diretor Geral
Publicado por Yuri Marinho
há 5 anos

A legislação ambiental brasileira é extensa. Temos normas e regras para um grande número de temas, dos mais simples aos mais complexos. Desde a segunda metade do século XX, o Congresso Nacional edita leis que regulam os mais diversos temas ambientais, o que proporciona um extenso conjunto normativo para o meio ambiente.

Todavia, os resultados práticos de todo esse conjunto, muitas vezes, deixa a desejar. E os motivos são diversos: dificuldade de fiscalização das autoridades competentes, divergências na interpretação das normas pelos órgãos públicos, negligência do setor privado, ausência de estímulos etc.

Neste cenário, ganha importância a atuação da academia e dos prestadores de serviços na apresentação de soluções ambientais inteligentes. O setor produtivo tem grande dificuldade em cumprir todas as obrigações ambientais que lhe são impostas, mas isso pode mudar se forem apresentadas soluções inteligentes que sejam simples, tenham custo baixo e tragam benefícios.

A apresentação e implementação de soluções ambientais pode contribuir com o atendimento das políticas públicas, reduzir os custos do setor produtivo e melhorar a qualidade de vida do homem, proporcionando um meio ambiente mais equilibrado. Além disso, havendo engajamento das instituições de ensino, pode aproximar os estudantes do mercado produtivo, trazendo ganhos para todos os lados.

Propostas de reutilização da água são um bom exemplo de solução ambiental, principalmente em tempos e escassez desse recurso. A criação de bolsas de comercialização de ativos ambientais também parece ser um caminho viável.

O Brasil precisa de soluções ambientais inteligentes. Espera-se que a criatividade de sua população seja utilizada em favor do meio ambiente.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)